Quando pensamos nos grandes centros urbanos é quase impossível afastar da mente a imagem de construções imponentes e formadas de aço, concreto e vidro. No meio dessa gigantesca selva de pedras, a chance de encontrar um espaço verde é pequena, mas quando acontece, traz uma sensação de respiro e plenitude que é incomparável.
Quando encontrar um destes espaços, agradeça ao botânico francês, Patrick Blanc. É ele o responsável por revolucionar e popularizar a técnica de inserir vegetações em paredes e estruturas, sem afetar o desenvolvimento das plantas. Você provavelmente conhece o método pelo nome de jardim vertical ou parede verde.
No Brasil, a prática tem ganhado cada vez mais adeptos. Ao trazer o aconchego das plantas, em sua enorme variedade de cores, tamanhos e aromas, para a vida nas metrópoles, os jardins verticais têm causado uma mudança real em ambientes antes caracterizados pela monotonia. Além da mudança visual, a inserção de plantas nas construções também traz vários outros benefícios, alguns bem surpreendentes.
Quer descobrir quais seriam os benefícios de criar ou instalar uma fachada verde em sua casa?
1 – Diminuição de temperatura
Sofrer com temperaturas elevadas é uma realidade para uma grande parte dos brasileiros. Na maioria das vezes, a solução mais aplicada é lidar com o calor usando aparelhos como ventiladores e condicionadores de ar, mesmo que eles representem gastos maiores. Nesse sentido, as fachadas verdes podem desempenhar o papel de recurso inesperado, porém, funcional. As plantas capturam energia solar e transformam em energia química, em um processo chamado de fotossíntese. Além de garantir alimento para as plantas, esse procedimento também proporciona a diminuição da temperatura dos locais em que elas estão inseridas. Sendo assim, as plantas funcionam como uma barreira para os raios solares.
2 – Produção de umidade
Também durante a fotossíntese, as plantas se desprendem de parte da água que consomem. Assim, elas conseguem proporcionar mais umidade no ar, atividade que além de diminuir a temperatura do espaço, ajuda na manutenção da saúde de pessoas com problemas respiratórios.
3 – Diminuição de ruídos
Além das contribuições para a temperatura do ambiente e umidade do ar, as fachadas verdes também podem contribuir para a diminuição de ruídos. As plantas possuem a surpreendente capacidade de absorver certas ondas sonoras, garantindo um ambiente mais calmo.
Obviamente, o isolamento proporcionado não é comparável ao de materiais voltados para essa função. Contudo, a parcela dos ruídos de baixa frequência que são filtrados fazem a diferença quando o assunto é poluição sonora.
4 – Fácil manutenção
As plantas usadas nos projetos de jardins verticais, normalmente, contam com maior resistência. Essa característica é pensada justamente para garantir que a inclusão de fachadas verdes traga apenas benefícios e não mais uma obrigação que precisa de cuidado e atenção constante. Dessa forma, atividades que poderiam consumir o tempo dos moradores como, regagem, remoção de folhas velhas e de cascas não precisam ser realizadas com tanta frequência.
Para atingir esse objetivo, os profissionais envolvidos nesse tipo de trabalho usam plantas escolhidas a dedo, não apenas para garantir beleza e diversidade para a fachada, mas também facilidades.
Exemplos de plantas mais usadas em jardins verticais:
- Russélia
- Jiboia
- Flor-de-maio
- Samambaia
- Singônio
5 – A vida em meio ao concreto
A instalação de uma fachada verde é capaz de trazer vida para qualquer ambiente. A presença das plantas se destaca em meio a sobriedade vista na maioria dos espaços encontrados nos grandes centros urbanos e transforma todo cantinho em um ambiente cheio de vida.
6 – Defesa contra a ação do tempo
No caso de grandes fachadas verdes, localizadas na área externa, a presença das plantas ajuda a proteger a construção da ação do clima, do sol e da chuva. A vegetação consegue evitar a necessidade de renovação constante dessas edificações, gerando a diminuição dos gastos envolvidos em reformas e pinturas.
7 – Espaços sustentáveis
Ao inserir um arranjo verde, repleto de vida mesmo sendo simples, o morador está contribuindo para a criação de um espaço sustentável. Promover este tipo de mudança no momento atual, que valoriza tanto a dedicação a atividades que em nada conversam com o verde, é fomentar uma maior ligação do urbano com a natureza, um passo mais do que necessário para o nosso futuro. Excelente forma de nadar contra a corrente, né?
Depois de descobrir todos os benefícios de ter uma fachada verde em casa fica difícil não desejar uma. Nós queremos saber se esse artigo te ajudou a tomar uma decisão acerca dessa mudança no seu imóvel, então antes de sair da página deixe o seu comentário.